Balanço de tendências de Milão para o Verão 2012

Padrão

A semana de moda de Milão foi mais sobre vozes (ou estilos) individuais do que sobre estilistas apresentando tendências bem definidas, como aconteceu em Nova York e Londres. Por isso, seria um tanto extensivo listar tudo o que apareceu nas passarelas italianas. Porém, ainda assim, é possível encontrar alguns rumos (e elementos também) que vão nortear o verão 2012 das marcas por lá.

Prada, Dolce & Gabbana e Fendi

 

Uma imagem (e ideia) nostálgica de uma Itália pré-Berlusconi e programas de auditório e reality shows pareceu dominante na mente de algumas das principais coleções. Dolce & Gabbana, Fendi e Prada foram apenas algumas das marcas que acionaram referências dos anos 1950 e 1960, típicas de cenas cinematográficas meio felinianas, para falar de uma moda real, 100% focada no dia a dia das mulheres. Entre os principais elementos desse caminho temos as saias amplas de cintura alta (de preferência plissadas), os casaquetos e cardigans mais próximos ao corpo e tops tipo bustiê ou com estruturas de corset.

Aquilano.Rimondi, Marni e Jil Sander

 

Ainda nesse clima de roupas reais, para o dia a dia da mulher atual, diversos estilistas abordaram suas coleções sob um ponto de vista bem modernista – no sentido de aplicar formas puras, design simples, de maneira quase que progressista. A ordem aqui é simplificar. Menos é mais, num minimalismo nada sem graça, onde o passado é transportado e remoldado para o presente em total sintonia com técnicas e visões contemporâneas. Exemplos? As várias reinterpretações de uma camisa branca (e vestidos 50’s) pela Jil Sander, ou o renascimento do século 21 e de formas quase futuristas de Aquilano.Rimondi.

 

Prada, Jil Sander e Dolce & Gabbana

 

Seja lá qual dos dois caminhos mencionados acima, havia uma constante feminilidade nas coleções apresentadas em Milão. Seja por formas que desenhavam as curvas do corpo feminino, seja por elementos e valores tipicamente associados a tal universo. Daí os recortes de decotes que enfatizam e revelam ombros e colos, as cinturas sempre marcadas e a polêmica barriga de fora, mas de um jeito quase pin-up.

 

 

Anúncios

Sobre Elis Baki

Filha de Eliane e João, irmã de Ewaldo, noiva de Yucel. Brasileira de nascença, portuguesa por formação e turca por coração, já foi balconista de loja de uniformes, cantora de banda de igreja e caloura de Curso de Moda (como muitas outras)... Hoje pesquisa tendências por aí, não canta mais nem no chuveiro e enlouquece entre livros, artigos, revistas e tudo mais que possa ter informações sobre o seu tema da Tese de Mestrado.... No futuro só Deus sabe, o que vai ser dessa Catarina...

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s